terça-feira, 7 de outubro de 2014

Eu li: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman



Um caso de amor literário. Foi o que aconteceu entre mim e essa obra prima do Neil Gaiman - O Oceano no Fim do Caminho
Comprei o e-book no lançamento (simultâneo aos Estados Unidos) dia 11 de junho de 2013 e a paixão desacerbada me fez comprar também o livro físico numa promoção do Submarino algum tempo depois.

Há quem diga que é um livro auto biográfico o que é negado pelo autor, mas ele diz que empresta sim características e memórias ao personagem principal do livro que não tem seu nome revelado durante a trama.

O livro é narrado em primeira pessoa por um homem já adulto que em um momento trágico viaja em busca de consolo para o lugar onde cresceu e a partir daí as memórias de sua infância que a princípio são bem simples me levaram a viajar por uma história sobrenatural com traços tenros de terror, cheia de criaturas misteriosas e mitológicas típicas de histórias do Neil Gaiman, que podem até despertar um certo medo, mas que garantiram a vontade de devorar o livro até o fim.
Envolvido com uma família de 3 mulheres, as Hempstock, o narrador cria um estreito laço com Lettie (a mais nova da família), que se diz dona de um oceano e que nada mais é que um lago dentro da propriedade delas. Desse "oceano" emergem histórias surpreendentes e melancólicas que são capazes de cativar até a mais insensível das criaturas.

O livro me tocou de maneira singular, já que me identifiquei tanto com o narrador quando criança. Os sentimentos dele foram sentidos por mim e fui às lágrimas em muitos momentos do livro. Pensei em como as crianças são subestimadas e tem seus sentimentos desvalorizados e ignorados, deixando sequelas por toda a vida. O livro me fez repensar muito a relação com as minhas filhas que tem 4 e 8 anos e valorizar mais os sentimentos e a voz delas.

São apenas 202 páginas de uma história muito rica, bem formatada e emocionante. A capa, diagramação e páginas amareladas fecham a obra de arte fazendo desse um livro que vale muito à pena ter na estante, tanto na física quanto na virtual.

O Oceano no Fim do Caminho pra mim é nota 10 e a única desvantagem foi ser tão curto.


E você, já leu essa ou alguma outra obra do Neil Gaiman? Me conta nos comentários.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Que legal. Adorei sua resenha - simples e cativante - e fiquei apaixonado por suas fotos. Muito legal. Dou maior valor a blogs que além de resenhar, tiram fotos reais dos livros/ebooks. Abraços!
    Alexandre, do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuquero

    ResponderExcluir
  2. Ai minha nossa senhora da literatura, eu amo esse livro <3333333333

    ResponderExcluir