terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Eu li: A Cabeça do Santo - Socorro Acioli


Sinopse: Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará.Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele irá descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai e se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.
O primeiro livro lido de 2015 (segundo na verdade li "O Pequeno Príncipe" para as minhas filhas), foi "A Cabeça do Santo" da autora Socorro Acioli, uma ótima surpresa e um ótimo começo pras leituras do ano.
Conheci a autora através desse vídeo no canal da Melina Souza e simpatizei com ela logo de cara, procurei e-books dela e o único que encontrei foi esse, veio pra minha pequena fila e como esse ano queria iniciar as leituras por uma autora e brasileira ela foi a escolha perfeita!

A leitura é super fluída e rápida, a narrativa me prendeu muito - do tipo de livro que você quer ler "só mais um capítulo" e quando viu já foi e por se tratar de um livro pequeno (176 páginas) ele acaba rápido mesmo e quanto a isso acho até que poderia ter se prolongado mais um pouco e mostrando os desfechos de alguns personagens que ficaram suspensos no ar.


Um livro bem humorado que retrata com fidelidade a simplicidade da vida no sertão aliado a personagens muito bem elaborados, mas que não abrem mão da leveza e ainda tem um "q" de mágica. Daria um belo filme e/ou série de TV.

Existe de verdade uma cidade do interior do Ceará chamada Caridade que tem um Santo Antônio sem cabeça gigantesco a história é um pouco diferente do livro, mas igualmente engraçada.

A escrita qualificada de Socorro Acioli me deixou admirada, com vontade de ler outros livros da autora e conhecer mais sobre ela.



Socorro Acioli
Edição:
 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535923698
Ano: 2014
Páginas: 176

Compre na Amazon.

6 comentários:

  1. Depois dessa resenha tô doidona procurando o livro la no skoob pra salvar !!! Um beijo!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom e curtinho, rapidinho você dá conta. rs
      Beijos!

      Excluir
  2. E a minha lista de 2015 só vem crescendo! Preciso me organizar mais e motivação para seguir em frente com a lista de livros super indicados por blogueiras como você. Adorei a resenha, grande beijo e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais difícil pra mim é conseguir escolher o próximo já que minha lista é igualmente grande como a sua. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijo grande e ótima semana!

      Excluir
  3. Adorei tua resenha. Me identifiquei, pois escreves sem spoilers, simples, e mostra o teu sentimento em relação ao livro. #muitobom :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu detesto essas resenhas com spoilers Alê, gosto de eu mesma descobrir o livro... por isso só escrevo no geral e a sensação que ele me causou durante a leitura, é o tipo de resenha que eu gosto também.
      Beijo grande querido!

      Excluir