segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

5 filmes indicados para o Oscar da minha vida

A premiação do Oscar ontem foi muito emocionante, cheio de discursos feministas (yay!) e humanitários. Gostaria muito que o prêmio de melhor filme tivesse sido entregue para "A Teoria de Tudo" porque realmente é um filme espetacular, bem melhor que Birdman... mas eu não sou da Academia e minha opinião pra eles pouco importa. Aqui no blog sim, aqui importa e aqui eu posso brincar de indicar os 5 melhores filmes para o Oscar da minha vida.

Foi extremamente difícil escolher apenas 5 filmes já que tenho quase 29 anos e já assisti muuuuitos filmes (no Filmow marquei tudo que consegui lembrar e foram 497), mas vou tentar ser o mais justa possível com esses top 5, meu critério de seleção foi o melhor dos melhores pra cada etapa da minha vida.

E os indicados são:

O filme eleito pra representar minha infância foi "Os Fantasmas Se Divertem" (1988), que assisti umas trocentas milhões de vezes quando era criança e que continuo assistindo até hoje e adorando (obrigada NetFlix). Muito engraçado cheio de efeitos que hoje em dia são toscos, mas que na época eram super modernos e fascinantes. O fato de que na dublagem o Beetlejuice ficou "Besouro Suco" também é algo impagável que só a sessão da tarde seria capaz de proporcionar.



De 2001 a 2014 a saga "O Senhor dos Aneis" esteve presente na minha vida ao longo dos anos porque são sem sombra de dúvida minha saga, meus livros e meus filmes preferidos. As trilogias do Senhor dos Aneis e do Hobbit fizeram minha vida mais feliz durante todo esse tempo e ano passado saber que foi o último me fez chorar bastante no cinema. É uma história que realmente mexe comigo, desde antes dos filmes quando eu lia os livros nas tardes que voltava da escola. Dizer que amo é pouco, o meu preferido de todos é "O Retorno do Rei", mas coloquei o trailer do primeiro pra representar tudo.



O escolhido da minha minha adolescência é "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" (2003), o filme é inteiramente lindo e bem produzido carregado de magia e que tem o amor de pai e filho como tema central da trama. O elenco é incrível e tem Jessica Lange - isso já diz tudo. Só de ver o trailer pra trazer pra cá já fiquei com os olhos marejados.



Demorei bastante pra assistir "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" que apesar de ter sido lançado em 2004 só passou a fazer parte da minha vida lá pros meados de 2010 quando eu já tinha 24 anos e era mãe pela segunda vez. O filme me pegou, me fez assistir várias vezes, e me identifiquei tanto que precisei comprar o DVD pra rever (e chorar) muitas vezes e mesmo numa época em que me desfiz de quase todos os meus DVDs ele ficou, continua e é sempre uma opção boa pra tardes nostálgicas de chuva.


E por último mas não menos importante queria muito colocar um filme brasileiro na lista. Eu sou fã do cinema nacional e valorizo muito o trabalho dos cineastas locais, penso inclusive que deveria ser mais valorizado e acolhido por todos os brasileiros. Deixem o preconceito de lado porque tem MUITA coisa boa.

Foi muito difícil fazer essa escolha eram muitos filmes, mas fiquei com "Como Esquecer" (2010), porque além de ter mexido muito comigo é um filme maravilhoso, bem produzido, com atuações impecáveis e uma fotografia incrível. Foi depois dele que a atriz Ana Paula Arósio entrou em um hiato na carreira cercado de polêmicas (que envolvem o próprio filme inclusive) e que te fazem compreender, já que o filme é muito, muito denso.



E o Oscar vai para... o "Senhor dos Aneis" sem sombra de dúvida é a saga da minha vida.

Muitos outros filmes ficaram de fora dessa postagem. Pra vocês terem ideia da dificuldade em escolher apenas esses 5 fiz uma pré-seleção no Filmow com 84 filmes e pra quem quiser conferir e vive uma constante busca por indicações do que assistir está aqui, só filme muito bom - eu garanto!

Até a próxima!

Esse post faz parte dos temas propostos pro mês de fevereiro no grupo do facebook RotaRoots que tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral. Que conhecer? Chega mais!

Um comentário:

  1. Adorei teu top 5! Amooo o Peixe Grande (juro que eu pensava ser a única rsrsrsrs) e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança COM CERTEZA estaria na minha lista também.
    Não vi o filme nacional -Como Esquecer -, e a Saga do Senhor dos Anéis não acompanhei pelos livros apenas no cinema, então não sou das mais entusiastas (sei que é blasfêmia, mas não brigue comigo. Gostei dos filmes só não entrariam no meu top five, hahahahahaha).
    Sobre Os Fantasmas se Divertem só posso dizer que torci MUITO ontem, para que o Michael Keaton ganhasse o Oscar; e a razão não foi a sua atuação em Birdman mas justamente pelo Beetlejuice, que marcou minha infância também. :D
    *adoro o Rotaroots :)

    Beijoo

    ResponderExcluir