domingo, 15 de março de 2015

Eu li: o inventário das coisas ausentes

Carola Saavedra
Companhia das Letras
2014

Sinopse: Como começa o amor? À primeira vista, num encontro casual, depois de anos de convivência? Qual é a distância entre dizer “eu te amo” e amar alguém? O que resta quando o tempo passa, as pessoas mudam e o amor acaba?
Nina tem vinte e três anos quando ela e o narrador se conhecem na faculdade. Os dois têm um envolvimento amoroso, mas certo dia ela desaparece sem deixar notícias. A partir da reconstrução ficcional dos diários deixados por Nina, o narrador conta a história de seus antepassados e assim vai delineando seus contornos, numa tentativa de recriar a mulher amada. Mas como falar do outro sem falar de si? E como falar de si quando a sua própria vida é marcada pelo abandono, pelo impalpável?


Essas são algumas das questões que O inventário das coisas ausentes lança ao leitor e à sua própria estrutura narrativa. Com uma abundância de tramas paralelas que por vezes se entrelaçam e por vezes seguem independentes, o romance de Carola Saavedra investiga o fazer literário, a memória, o amor e as marcas deixadas pela ausência do outro.



2015 é o ano das autoras brasileiras pra mim, e mais uma conquistou meu coração: Carola Saavedra e seu inventário das coisas ausentes. 
Carola nasceu no Chile, mas veio pro Brasil ainda criança e hoje trabalha como tradutora no Rio de Janeiro.

O livro é curto (128 páginas), porém denso. Me relacionei com o ele o tempo todo e me vi em muitas das cenas, dos contos e dos sentimentos. Te faz mudar de lados, te faz entender outras perspectivas, te faz repensar as coisas da vida em um caminho interno que não é nada fácil de trilhar.
A escrita de Carola me causou estranhamento no começo, é bem diferente de tudo que estou acostumada a ler ao longo da vida e os diálogos são construídos de maneira bem peculiar que faz pensar até ser um erro de revisão do livro, mas depois que me acostumei a isso a leitura fluiu mais. Ao longo do livro tive que retornar trechos algumas vezes para entender.

São pequenos causos contados de maneira aleatória que se ligam entre si de maneira complicada de explicar, mas que ao ler é possível fazer essa conexão sem muitos problemas.

Gostei muito do livro, gostei muito do final e fiquei bem curiosa pra ler logo outros títulos da autora.

Até mais!

4 comentários:

  1. É um livro que você me convenceu a pôr na minha lista de próximas leituras. Estou em um momento de descobertas literárias também, e o universo está conspirando em favor de leituras curtas, mas boas e inteligentes. Adorei mais uma vez sua resenha. Assim que eu ler, te mostro minhas impressões também.
    Abs!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou ansiosa pelas suas impressões querido amigo!
      Beijo grande!

      Excluir
  2. Adoro ler tuas resenhas... mais um livro pra listinha :) beijoo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cacau! Achei a proposta do livro bem interessante. Gostei ;)

    Beijinhos
    Grazy

    www.parolar.blog.br

    ResponderExcluir