quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

10 biografias para ler em 2014.

No mundo dos blogs e canais literários é comum nessa época do ano a tag "12 livros para ler no ano" e eu resolvi mudar um pouco e criar a tag de 10 biografias.
Eu adoro biografias porque sinto que elas humanizam personalidades famosas e gosto de sentir que eles são "gente como a gente". A minha preferida é a do Kurt Cobain, "Mais Pesado que o Céu" e foi escrita por Charles R. Cross que li ainda adolescente e pretendo reler ainda esse ano, acredito muito que a idade muda a percepção da leitura mas tenho certeza que vou continuar gostando e me emocionando muito com ela.

Vamos então as 10 biografias que quero ler em 2014. A ordem que elas aparecem não tem nada a ver com a ordem que vou ler, ok?



Maysa - Só numa multidão de amores | Lira Neto | Editora Globo.
Assisti ao seriado na TV e quando descobri que tinha um livro ele foi logo entrando pra minha lista. A cantora Maysa foi uma figura importantíssima do cenário musical brasileiro e teve uma vida recheada de polêmicas. De uma profundidade extrema, além de música ela também escrevia poesias.




J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia | Michael White | Editora Darkside Books.
Não sei nem o que dizer sobre o porquê dessa biografia estar na lista. Adoro Tolkien, adoro o universo que ele criou e como já assisti um documentário sobre sua obra e vida tenho certeza que essa biografia será um prato cheio para mim.





Furacão Elis | Regina Echeverria | Editora LeYa Brasil.
Eu tive o privilégio de crescer ouvindo Elis Regina, meus pais gostavam muito dela e me lembro de passar boas horas com o disco na mão observando sua beleza e me deliciando com a sua voz.
Quero muito conhecer mais sobre a cantora que tem uma obra tão impecável e foi trilha sonora de anos da minha vida.
Página do livro no Skoob. 



Stephen King - Coração Assombrado | Lisa Rogak | Editora Darkside Books.
Essa entra no mesmo balaio do Tolkien, o homem é um gênio e quero muito ler essa biografia para tentar entender e me aproximar mais do que é, como vive e o que come o homem que compõe uma obra tão espetacular.






Frida - A Biografia | Hayden Herrera | Editora Globo.
Quando assisti ao filme que é homônimo fiquei fascinada e com "gosto de quero mais", a personalidade, a história de vida, ideais políticos e coragem dela fizeram entrar pra minha lista sem sombra de dúvidas.





Salinger | David Shields e Shane Salerno | Editora Intrínseca. 
Essa biografia chega com a promessa de ser um dos grandes lançamentos do ano de 2014 e conta a fantástica trajetória de Salinger, com conteúdo riquíssimo em fotos, depoimentos e a revelação de muitos mistérios que envolveram a vida do autor do campeão de vendas no mundo inteiro: "O Apanhador no Campo de Centeio".





A Vida quer é Coragem - A trajetória de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil | Ricardo Batista Amaral | Editora Primeira Pessoa.
A primeira presidenta do nosso país entrou para minha lista porque do pouco que sei de sua trajetória já imagino o quão interessante deva ser essa biografia. 





Hitler | Joachim Fest | Editora Nova Fronteira.
Seguindo na onda política também fiquei com vontade de ler a biografia do ditador mais conhecido e mais cruel da história mundial depois de assistir a essa resenha feita pela Tatiana Feltrin, do blog Tiny Little Things.
Ter lido livros como "O Diário de Anne Frank" e "O Garoto do Pijama Listrado" também aguçou minha curiosidade em conhecer a mente por trás de tantas atrocidades.




Piaf - Uma vida | Carolyn Burke | Editora LeYa Brasil.
Edith Piaf é uma cantora parisiense que tem uma história equivalente a grandes cantoras brasileiras que estão na minha lista e que também fizeram a diferença no cenário artístico e o que me fez colocar essa biografia na minha lista.






This is a call - A vida e a música de Dave Grohl | Paul Brannigan | Editora LeYa Brasil.
Apesar de ter detestado a capa, adorei a ideia de ler a biografia de Dave Grohl, que é um músico que admiro muito, e que influenciou diretamente no cenário musical que sempre curti e ouvi.




Então essa é a minha lista, espero me deliciar com esses livros ao longo do ano e pretendo fazer a resenha de todos eles. Também quero montar uma lista de clássicos da literatura pra ler e organizar melhor a leitura em 2014.
Quem quiser me adicionar no Skoob, o meu perfil é esse aqui.

Até mais!

Beijo grande!

4 comentários:

  1. Boa leitura pra vc!! Tb adoro ler, mas confesso que ando um pouco lenta nesse quesito!!rsrsrsrs bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Cacau, vi que você me seguiu no skoob. Resolvi seguir de volta e vi que tinha um blog =) vim dar uma olhadinha e gostei muito. Caso queira dar uma olhadinha no meu fiquei a vontade.
    Agora vamos ao comentário...
    Adorei suas escolhas. Assim como você eu gosto muito de biografias porque conhecemos a pessoas por trás do mito, a única coisa que acho ruim é que as vezes os biógrafos poem muito de sua opinião sobre o biografado e isso meio que deforma uma pouco a história...tive essa experiência com o livro "a mulher calada" biografia a escritora e poetisa Sylvia Plath. Da sua lista eu tenho vontade de ler as biografias do King, Tolkien e (mais uma) da Frida Kahlo (sou fã dessa mulher! \o/).

    Abraços,
    Tamara Costa
    http://www.doseliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Frida, Piaf, Elis, Tolkien, Hitler e também a do Kurt que você citou no começo! Já querooooooo ler tudo! Adoro ler biografias!
    Uma que recomendo muito é "Ligeiramente fora de foco" do Robert Capa, fotógrafo de guerra! Muitooooo maravilhoso! Mesmo mesmo!

    ;*

    P.S.: Respondi seu comentário lindo lá no blog, tá? Vim ver seu blog e pã! Dei de cara com um post sobre biografias! :)

    ResponderExcluir
  4. Só agora vi que o post é de janeiro! Que terrível! Parou de escrever por aqui? Voltaaa! Tão difícil blogs literários que não falem apenas de YA! Volta volta! :)

    ResponderExcluir